
28/Abril
Missa da Crisma
Jesus instituiu o Sacramento do Crisma para confirmar o Batismo e para que nossa fé amadureça e cresça, através da plenitude do Espírito Santo que derrama seus dons sobre nós. Quem escolhe livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, recebe a força para testemunhar o amor e poder do Senhor com atos e palavras.
A prática de transmitir a graça do Espírito Santo através da imposição das mãos existe desde os primórdios da Igreja Católica. Bem no início, foi acrescentada à imposição das mãos a unção com o óleo Crisma.
Ao sermos batizados, já nos tornarmos filhos de Deus. O Sacramento do Crisma é feito para nos enraizar mais profundamente, de forma voluntária, nessa filiação divina. Também se torna mais forte o vínculo com a Igreja, assim como a participação mais ativa em sua missão. O crismado é um soldado de Cristo, sua testemunha. Para seguirmos essa importante tarefa, recebemos no Sacramento do Crisma os dons do Espírito Santo que, de acordo com a tradição da Igreja, são sete: ciência (ou conhecimento), conselho, fortaleza, inteligência, piedade, sabedoria e temor a Deus.
